SEJA ESPECIALISTA E NÃO GENERALISTA
Últimas Notícias

SEJA ESPECIALISTA E NÃO GENERALISTA

Podemos dividir o mercado de trabalho em dois: profissionais generalistas e profissionais especialistas. É normal ter dúvidas sobre qual caminho seguir, se é melhor se dedicar em um determinado assunto e dominá-lo por completo ou tornar-se um profissional com amplas habilidades menos aprofundadas.

Vamos avaliar quais as principais diferenças entre estes dois caminhos na carreira e mostrar a você porque deve ser um especialista na sua área de atuação!

Segundo o dicionário de Oxford, a definição de generalista é “um indivíduo cujos talentos, conhecimentos e interesses se estendem a vários campos, não se confinando em uma especialização.” Entende-se, portanto, que um profissional generalista é “pau para toda obra”, com conhecimentos em uma vasta gama de assuntos, enquanto um especialista domina uma área específica.

Para exemplificar, se você tiver interesse em estudar história, você pode seguir um caminho generalista e estudar a história de forma ampla, ou ser um especialista ao se dedicar e focar em um determinado momento ou determinado povo, como a Era das Cruzadas, por exemplo.

Falando-se de cargos, a tendência para os generalistas é que suas ocupações não sejam muito bem definidas. Por outro lado, um especialista terá funções mais definidas e, de forma geral, deve ter uma rotina de trabalho um pouco mais previsível do que o generalista.

O uso de profissionais especialistas e generalistas pode variar de empresa para empresa, portanto, é importante que você considere com cuidado qual caminho seguir. Embora seja possível trocar de perfil em um ponto posterior da carreira, antes dessa decisão ser tomada, é preciso que você considere que terá que focar em uma área ou expandir os conhecimentos de forma ampla.

Ser um generalista significa não ter um conhecimento muito aprofundado em todas as áreas. A especialização requer muito mais experiência e, ao se tornar um generalista, você sacrifica o aprofundamento em prol de ampliar o leque de áreas de atuação. Em alguns casos, o conhecimento do generalista pode ser muito superficial para resolver determinados problemas.

Por ter funções menos definidas na carreira e poder atuar em várias áreas, o generalista pode ter problemas em relação à segurança no trabalho, já que é mais fácil substituir um generalista por outro do que encontrar um substituto à altura para um especialista.

Ser um especialista pode trazer muitas vantagens, especialmente no aspecto financeiro. As vagas que requerem um profissional altamente especializado, que dedicou muito tempo estudando e adquirindo experiência para chegar ao nível de excelência, costumam oferecer salários maiores, mesmo no começo da carreira.

A menor disponibilidade de profissionais que dominem por completo alguma área os tornam mais valiosos e cobiçados pelas empresas, o que reflete não só na valorização salarial, mas também na forma como você é visto por seus colegas. Profissionais altamente especializados são mais respeitados por todo o seu conhecimento adquirido, são referências no assunto. Quando as pessoas possuem dúvidas e precisam de ajuda para solucionar algum problema, é geralmente um especialista que elas buscam.

De maneira geral, as empresas sempre vão precisar de funcionários que contemplem ambos os perfis. Por isso é importante considerar o seu perfil pessoal antes de tomar essa decisão. Se você é apaixonado por algum assunto específico, seja um especialista nisso. Se você não tem tanta certeza, começar como um generalista pode ser a melhor solução para encontrar-se profissionalmente mais tarde. O importante é dedicar-se bastante aos seus objetivos profissionais para assim, atingir o sucesso profissional!

 

05 de Outubro de 2021
Logo
Top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@contabilidademeiapraia.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!