O que é controle financeiro e como aplicá-lo?
Gestão Contábil

O que é controle financeiro e como aplicá-lo?

O controle financeiro é a sistematização das atividades do setor de finanças para avaliar a situação econômica das organizações. Para isso, são usados relatórios elaborados e regulados pelos dados patrimoniais, bem como pelas condições do fluxo de caixa.

O controle financeiro ajuda a equilibrar as finanças, gerir despesas e controle de gastos, fazer aplicações de médio e longo prazo, realizar investimentos, constituir reservas emergenciais e outras medidas essenciais para manter a saúde dos negócios, além atuar também na correção de eventuais falhas. 

O sucesso de uma organização pode ser avaliado de várias maneiras, incluindo, como seu capital é gerido. Por isso, é preciso entender todos os números que movimentam um negócio.

Por que é preciso se preocupar com o controle financeiro?

Essa preocupação com o controle de finanças é essencial para quem quer abrir um negócio que funcione e gere lucro. Por meio de um bom controle financeiro, as empresas podem se manter ativas no mercado de maneira sustentável.

Ao fazer o devido controle financeiro empresarial, assim como o controle das contas a pagar e receber e outras ações, podemos ter o alcance real da renda de um negócio e permitir que as principais metas possam ser alcançadas com mais segurança e acerto.

O que é planejamento e controle financeiro?

O planejamento e o controle financeiro constituem duas ferramentas inseparáveis, ou seja, as finanças precisam ser planejadas e cada passo de sua execução deve ser controlado. 

Registrar a movimentação financeira não é o bastante, é preciso acompanhar cada lançamento posterior. Dessa forma, é possível manter um controle integral do capital empregado e da análise da saúde financeira real de um empreendimento.

Trata-se de um processo recorrente, visto que a realização de um bom planejamento requer apoio em dados concretos, que sempre são usados para determinar os objetivos, as metas e os planos de ação. Sendo assim, os dados devem ser colhidos ao longo da análise dos indicadores de desempenho, durante a etapa de controle do negócio.

Como fazer o controle financeiro?

Está claro que o sucesso financeiro de uma organização só é possível por meio de dedicação e esforço no controle das contas. Mas, para alcançar esse objetivo, é fundamental contar com o apoio de medidas e ferramentas facilitadoras desse processo. Separamos alguns passos imprescindíveis para tornar o controle financeiro da sua empresa realmente eficaz:

Fluxo de caixa: Esse é o mais elementar de todos os passos. Ele é muito importante para mensurar a saúde do seu negócio e ajudar a projetar as próximas fases do planejamento estratégico. Seu principal objetivo é registrar as entradas e saídas de dinheiro e fazer o acompanhamento da estrutura dos gastos e da geração de receitas. Com essas medidas você será capaz de avaliar o cenário da organização como um todo e entender exatamente qual é o valor do capital, bem como os gastos que precisam ser controlados.

Capital de giro: É o conjunto de valores que as empresas precisam para movimentar seus negócios. Ele gerencia todos os demais valores pagos pela companhia, dentro de determinados prazos, a fim de garantir o bom andamento do empreendimento.  Ele envolve gestão de fornecedores, estoque, salários, custos operacionais, encargos, impostos, entre outros gastos. Seu cálculo deve considerar a soma do valor das contas a receber e estoque, diminuindo o total pelo valor das contas a pagar e outros custos.

Controle de contas a pagar e receber: Com esse método você pode registrar tudo o que a empresa precisa receber e, ainda, acompanhar outros passos, como o controle de inadimplência, os pagamentos gerais, a preservação do dinheiro do caixa e quitar todas as contas, conforme o planejamento feito. Para garantir a eficiência de sua execução, todo gestor precisa avaliar assuntos relativos a clientes ativos e devedores, existência de vendas parceladas, atendimento ao cliente, sistema de cobrança frequente, registros de movimentação financeira, centros de custos e outros.

Balanço patrimonial: Ele permite a avaliação do resultado geral de todas as movimentações financeiras feitas depois de um período pré-estabelecido. Portanto, o método avalia as condições financeiras e a posição contábil e econômica da companhia, levando em conta os dados de um determinado momento de seu desenvolvimento. 

DRE – Demonstrativo de resultados: Ele demonstra o resumo das operações realizadas em um determinado período. É um documento de natureza contábil, que possibilita uma autêntica perspectiva das finanças da empresa. Com ele, os gestores podem avaliar tudo o que foi realizado nos últimos 12 meses e conectar os resultados obtidos ao desempenho do negócio, levando em conta a receita e sua rentabilidade. O DRE é capaz de otimizar as atividades estratégicas do negócio, garantir mais precisão à liderança financeira e, com isso, facilitar a tomada de decisões.

Gestão de custos: Esse método faz a gestão dos valores visando a redução das despesas da empresa e maximização de seus lucros, sempre com o mínimo de gastos possível. Além disso, o indicador pode consolidar a competitividade do negócio usando a precificação estratégica, já que a disputa de mercado é considerada nesse processo. Assim, a empresa pode oferecer preços condizentes com a realidade, preservando o volume de suas vendas e o seu lucro.

Esses métodos de controle financeiro são grandes aliados, uma vez que podem melhorar o potencial de crescimento do seu negócio, assertividade das decisões, garantir maior proteção ao capital, integrar áreas essenciais e, ainda, potencializar a conquista de objetivos mais específicos. Por isso, a adoção dessas ferramentas constitui uma decisão inteligente e inovadora para quem pretende evoluir e se destacar no mercado.

Para impulsionar ainda mais os seus métodos de controle financeiro, nada como implementar uma solução sob medida, que pode ser a parceria ideal na construção desse processo. A Contabilidade Meia Praia pode ajudar você desde o planejamento até a aplicação do controle financeiro da sua empresa por meio de automação financeira adaptada às necessidades do seu negócio. Além disso, oferece todo suporte possível no auxílio à estruturação de uma automação eficiente. Entre em contato para mais informações!

22 de Fevereiro de 2022
Logo
Top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@contabilidademeiapraia.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!