Terceirização de mão-de-obra: vantagens e desvantagens!
Gestão Contábil

Terceirização de mão-de-obra: vantagens e desvantagens!

terceirização de mão de obra é uma prática adotada por muitas empresas para destinar tarefas secundárias e focar naquilo que desejam. Trata-se da contratação de prestadoras de serviço para realizar atividades do próprio negócio.

Entretanto, podem surgir algumas dificuldades nesse processo. Ter uma estratégia de gestão faz toda a diferença nesse caso, para que a empresa aproveite todos os benefícios desse tipo de contratação.

Quando o segmento é construção civil, essa prática é ainda mais comum, dada a complexidade das obras. Sempre vai faltar algum recurso durante a construção, que pode ser obtido pela terceirização.

Tendo em vista a enorme relevância desse tema, preparamos um conteúdo com as principais vantagens e desvantagens dessa prática.

Quais são as vantagens da terceirização na construção civil?

Para que o projeto atinja os resultados esperados, é importante usar materiais de construção de qualidade e demais recursos de ponta. Porém, em alguns casos o uso desses recursos é pontual, não sendo cabível a aquisição de equipamentos ou novas contratação. É aí que a terceirização na construção civil entra. As principais vantagens dessa prática são as seguintes:

  • Aumento de produtividade: Ao contratar uma empresa especializada em uma área da construção civil, sua obra consegue recursos, os quais permitem aumentar a produtividade. Dessa forma, uma contratação acertada, tende a reduzir os prazos da obra, ao passo que aumenta a qualidade da mesma.
  • Redução de custos com mão de obra: Contratar novos funcionários significa assumir diversos custos, que podem não ser interessantes para a empresa. Quando falamos em demanda pontual, a terceirização é a melhor opção, visto que não traz as desvantagens de uma contratação formal de trabalhadores. A redução de custos pode ser significativa, a depender do cenário.
  • Diminuição de gastos com manutenção: Outro ponto importante diz respeito às máquinas empregadas na obra. Boa parte dos equipamentos possui preços elevados que encarecem a obra como um todo. Existem empresas especializadas na realização de certos procedimentos de construção, assim como empresas que oferecem aluguel de equipamentos. Ambas as opções são soluções para diminuir ou extinguir gastos com manutenções.
  • Transferência dos riscos: Quanto aos riscos da obra, a terceirização passa uma parcela deles para a empresa contratada. Em grandes projetos, essa transferência de riscos ajuda muito na hora de administrar o projeto.

 

E as principais desvantagens, quais são?

Agora que vimos algumas vantagens da terceirização na construção civil, vamos apresentar as principais desvantagens:

  • Necessidade de fiscalização da obra: A terceirização requer um contrato com diversos direitos e deveres. As cláusulas são pactuadas entre as partes, assim como obedecem a legislação vigente no país. Porém, para garantir que o serviço está sendo prestado com maestria, a contratante precisa fiscalizar a obra, o que pode causar dores de cabeça.
  • Risco de empresa com baixa qualificação: Se a escolha da empresa não for feita com cuidado, corre-se o risco de contratar um prestador de serviços ruim. Dessa forma, todas as vantagens mencionadas na seção anterior vão por água abaixo.
  • Aumento da dependência de outras empresas: Por fim, repassar algumas de suas obrigações para terceiros gera dependência. Ou seja, você precisa que terceiros administrem e executem ações para você, tornando essas atividades fora de seu poder de gestão, de certa forma.

Em conclusão, a terceirização na construção civil é uma prática que precisa ser adotada com cautela, mas, quando bem empregada, traz muitas vantagens para o contratante.

Para mais detalhes sobre terceirização de mão-de-obra na construção civil, entre em contato com nossa equipe. A Contabilidade Meia Praia é especializada no assunto e está à disposição para atendê-lo! 

23 de Fevereiro de 2022
Logo
Top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@contabilidademeiapraia.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!