Importância da integração entre setores em uma empresa
Gestão Contábil

Importância da integração entre setores em uma empresa

Para que uma organização cresça, é necessário ter uma equipe engajada e integrada em todos os setores. Pense na sua empresa como um maquinário de relógio, feito de várias engrenagens e cada engrenagem é um setor da empresa. Se uma estraga, todas as demais têm suas funções comprometidas e o resultado final não é alcançado.

Assim como a mecânica de um relógio, muitas empresas também comprometem seu resultado final quando seus setores não estão integrados. Essa realidade ainda é comum, especialmente em organizações de grande porte, onde os colaboradores de um determinado setor desconhecem as rotinas de outros.

Uma comunicação interna eficiente aumenta o nível de conhecimento de cada colaborador sobre a equipe em que trabalha e também sobre os demais, reduz distorções de informações, amplia a confiança nas mensagens transmitidas e gera sensação de maior segurança e credibilidade entre os departamentos a nível estratégico, tático e operacional. Além disso, é possível alcançar a motivação e o engajamento dos colaboradores à medida que eles se sentem parte do que está acontecendo e não meros espectadores.

Sabemos que não é uma tarefa fácil implantar processos que permitam uma comunicação integrada entre as diversas áreas de uma organização, trata-se de um longo caminho a ser percorrido, que deve contemplar desde a estratégia do negócio até o fim do ciclo, passando pela alta gestão e descendo até a execução das tarefas mais simples. 

Por isso, a comunicação não deve ser apenas vertical ou restrita apenas à gestão, mas sim, contar com a participação de todas as equipes. Quando a companhia entende que é preciso comunicar e utilizar a informação a favor da organização, cria-se um ambiente favorável e que pode promover diversas vantagens competitivas.

Para exemplificar de forma mais clara, escolhemos dois importantes setores para reiterar que a comunicação interna dentro do ambiente empresarial é essencial para o sucesso de uma organização: os setores contábil e jurídico.

Com o complexo sistema tributário brasileiro, o número cada vez maior de normas e regras, as questões relativas a recursos humanos, as legislações e outras questões normativas, interligar essas duas áreas é essencial para assegurar ganhos e evitar prejuízos decorrentes de falhas contábeis e jurídicas. Assim, é preciso criar um ambiente em que ambas se beneficiem de informações e favoreçam a organização de diferentes formas. Sabe como isso pode ser feito? Através da comunicação interna!

Quando um empresário deseja abrir uma empresa, por exemplo, ele pode utilizar informações de seus advogados especializados nas áreas tributária e do direito empresarial, aliadas ao conhecimento de um escritório contábil. Isso servirá para decidir desde o modelo do registro empresarial, até o melhor regime tributário para a empresa, detalhando ainda que tipos de documentos são necessários para a constituição e formalização do negócio e quais órgãos de registro e procedimentos deverão ser adotados.

Após a formalização do negócio, o departamento jurídico deve atuar ativamente junto com o contábil no dia a dia da companhia, acompanhando os direitos e as obrigações societárias e a regularidade no âmbito tributário, trabalhista e previdenciário.

Desta forma é possível concluir que a comunicação interna traz vantagens não só na constituição da organização, como também garante a perpetuação do negócio, visto que permite que as relações da empresa com o seu público interno e com o mercado, por meio de contratos e outras obrigações, sejam firmados de maneira clara, correta e sem riscos para o empreendimento.

Percebeu como é importante integrar setores da empresa e ter a comunicação interna como uma aliada? Quer saber mais como melhorar o seu processo de comunicação? Estamos à disposição para conversar mais sobre isso. Podemos ajudar você nessa transição para que a engrenagem da sua empresa funcione em perfeita sincronia.

24 de Maio de 2021
Logo
Top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@contabilidademeiapraia.com.br.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!